Introdução ao pilates

Introdução ao pilates

Se você quer ser mais flexível e desenvolver sua força corporal, o Pilates é a atividade perfeita para se envolver. Confira esta introdução ao Pilates e descubra os benefícios da disciplina.

É ‘um modo de pensar de se mover’

Também conhecido como o “Método de Controle do Corpo”, o Pilates é um sistema de movimentos lentos, fluidos e precisos desenvolvido na década de 1920 pelo Joseph Pilates (nascido em 1880). Descrito como “um modo de pensar de se mover”, o Pilates trabalha desenvolvendo e integrando nossa consciência de nossos corpos, nossa força central e nossa mobilidade. Essa combinação nos permite alcançar a “aptidão funcional” – conhecer e ser capazes de usar nossa própria força e flexibilidade de forma eficaz.

O próprio Joseph começou sua exploração do potencial físico por ter sofrido uma série de condições debilitantes nos anos da infância, incluindo raquitismo, asma e febre reumática. Ele embarcou em uma busca espirituosa e determinada para alcançar sua própria condição física, e com o tempo pareceu uma progressão natural que ele iria começar a assumir a responsabilidade de ajudar os outros a perceberem a sua também.

A prática do Pilates ganhou popularidade primeiro com os dançarinos, depois mais amplamente entre os esportistas, e agora é o favorito entre todos. Joseph deixou a Alemanha para Nova York em 1926, onde começou a ser altamente valorizado pela comunidade de dança de Nova York. Em 1956, foi relatado que “praticamente todos os bailarinos de Nova York se submetiam mansamente à espirituosa instrução de Joseph”.

Hoje, a pratica tem algo a oferecer a todos, seja seu estilo de vida largamente sedentário e ligado ao escritório, enérgico ou fisicamente exigente. Requer alguma paciência para aprender e é menos provável apelar para as crianças mais novas. No entanto, como um exercício “bem como” para ser usado em escolas ou clubes esportivos, os princípios de Joseph podem evitar que os jovens entrem nos maus hábitos posturais que alguns adultos passam muitas horas aprendendo a desfazer.

Desenvolve músculos longos e magros e força do núcleo

Pilates constrói força de dentro para fora e pode ter um efeito visivelmente poderoso na forma e até na altura de nossos corpos. É essencialmente o oposto do ‘body-building’. Em vez de construir músculos “grandes”, curtos e volumosos com exercícios isolados de levantamento de peso, o Pilates trabalha continuamente para alongar e fortalecer os músculos, usando movimentos cuidadosamente controlados para construir um corpo mais longo, mais magro, mais forte e mais flexível. Pilates ensina que o nosso poder está em uma coluna central de músculos complexos no tronco e pelve, e que a nossa força vem do alinhamento adequado, consciência e respiração, em vez de força bruta.

O Pilates funciona como um parceiro confiável com outras formas de exercício

O professor do exercício pilates, Michael King, chama a pratica de não um ‘em vez de’, mas um ‘bem como’ uma forma de exercício; Ele funciona de uma maneira que é extremamente eficaz em complementar outros programas de exercícios, esportes ou artes performáticas. Por exemplo, a pratica pode ajudar o golfista a reequilibrar seu corpo depois de construir um lado dos músculos através de seu ‘swing’, e pode ajudar na construção de resistência, concentração e relaxamento para artistas, incluindo dançarinos, cantores e atores.

É uma “inteligência física” para a vida cotidiana

O Pilates é um programa de condicionamento físico não competitivo que pode ajudar pessoas de todas as classes sociais a cuidar de seus corpos. Pode nos ajudar a viver nossas vidas diárias de maneira mais agradável e eficaz. Por exemplo, ensinar-nos maneiras de evitar dores nas costas, protegendo e fortalecendo nossas costas, se fizermos muito trabalho de mesa ou dirigirmos, ou treinarmos nossos corpos, para que tenhamos menos probabilidade de nos ferir em tarefas cotidianas, como levantar um objeto.

“A mente, quando abrigada dentro de um corpo saudável, possui um senso glorioso de poder.” – Joseph Pilates

O que esperar de uma aula de Pilates

Pilates geralmente envolve muito exercício em uma esteira no chão. Alguns dos exercícios realizados em uma sessão podem parecer não muito diferentes dos alongamentos, abdominais ou exercícios de exercícios convencionais, mas a abordagem e o método de realizá-los é completamente diferente.

Você precisa usar roupas folgadas / largas e confortáveis, e com o tempo você pode querer um tapete de Pilates para praticar em casa (você precisa de algo suave entre você e o chão para exercícios).

Quem pode praticar?

Pilates inclui muitos movimentos diferentes e intervalos em níveis de dificuldade, portanto, pode se adequar a qualquer pessoa. Os professores aconselham primeiro familiarizar-se com os princípios principais do Pilates antes de se envolver com os músculos posturais profundos, concentração e respiração.

Quem pode se beneficiar?

Sofredores de dor nas costas posturalmente baseados, lesões esportivas, lesões por esforços repetitivos e estresse podem se beneficiar. É especialmente útil em oferecer maneiras de prevenir e alterar hábitos posturais problemáticos que podem levar a experiências de dores ocasionais ou mesmo crônicas. Osteopata Piers Chandler, escreve que o método  “pode genuinamente complementar o tratamento e acelerar a recuperação. Alguns pacientes que são encaminhados para professores da técnica nunca precisam de mais nenhum tratamento regular. ”O Pilates também pode contribuir muito para um programa de recuperação de suporte para pessoas com lesões esportivas. A prática também é conhecida por ajudar a combater a ansiedade e o estresse.

“Pilates desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito.” – Joseph Pilates

 

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