Técnicas de Pilates

Técnicas de Pilates

técnica de pilates :

O “modo de pensar do movimento” inclui sempre estar ciente da respiração e do alinhamento postural, e está especialmente preocupado em engajar os músculos posturais centrais (o “powerhouse”) no assoalho pélvico e tronco, antes que qualquer movimento externo ocorra. A visualização pode ser usada para conectar-se com uma intenção clara e focada para guiar e auxiliar o movimento de fluxo cuidadosamente controlado.

As oito técnicas de Pilates que são os fundamentos de todos os movimentos foram descritos como:

Relaxamento

Ao aprender a relaxar mais profundamente, você evita tensões desnecessárias; É particularmente quando os músculos estão excessivamente tensos ou tensos, que você corre o risco de se machucar. No entanto, ‘relaxamento’ não é o mesmo que ‘estourar’ ou soltar completamente; assim como a palavra ‘confortável’ tem raízes que significam ‘com força’, (forte), no Pilates o segredo é usar a quantidade certa de esforço, não muito ou pouco, de maneira relaxada, focada e atenta, ajustando às necessidades do momento.

Concentração

Friedrich von Schiller, poeta, filósofo, historiador e dramaturgo alemão disse: “É a própria mente que constrói o corpo”. É em nossa mente que o nosso movimento físico começa, geralmente por um processo inconsciente de imaginar o movimento que queremos fazer. No Pilates, aprendemos uma espécie de re-condicionamento desse processo, usando visualizações que nos ajudam a nos mover de maneiras que são mais benéficas para as necessidades naturais de alongamento e integridade do nosso corpo. Também praticamos uma maior consciência corporal, tornando-nos capazes de nos concentrar no que cada parte do corpo está fazendo em um determinado momento. Como aprender a andar de bicicleta, com a prática, essa concentração melhorada e a maneira de se movimentar podem se tornar uma segunda natureza, então não precisamos mais fazer um esforço para “pensar sobre isso”, nosso corpo apenas conhece uma maneira melhor de se movimentar. .

Coordenação

O Pilates nos desacelera para que possamos começar a ficar mais conscientes das mensagens sendo enviadas de volta ao nosso cérebro através dos nervos sensoriais, o que nossa coluna está fazendo, nossos pés, braços, pescoço, cabeça, tronco, respiração e assim por diante. detalhe !, de onde eles se mudaram, para onde estão indo, etc. É preciso prática, e a instrução de Pilates pode parecer complexa e desafiadora no começo, pois há muitas coisas para se conhecer, por exemplo: “fechar”, puxar para cima, expirando, alongando, relaxando, diferentes partes do corpo de uma só vez. No entanto, pode ser muito proveitoso e satisfatório melhorar a coordenação, e a facilidade e o controle obtidos podem aumentar a confiança e reduzir o estresse em todas as áreas da vida.

Alinhamento

Pilates trabalha com o alinhamento do corpo de uma forma que protege e suporta todo o sistema da estrutura óssea e dos órgãos internos de forma saudável. Lynne Robinson e Gordon Thompson descrevem sucintamente as repercussões do desalinhamento:

“O corpo é um sistema fechado, se uma parte está fora de alinhamento, então toda a estrutura é alterada. Imagine um prédio com fundações desiguais. Sua estabilidade será obviamente afetada. Mas o mesmo acontecerá com todo o funcionamento interno, o encanamento, a eletricidade, o reboco etc. Sua saúde geral e bem-estar são afetados por sua postura. ”

O Pilates faz uma contribuição essencial para o bem-estar e a aparência ao abordar diretamente a postura saudável.

Respiração

A técnica de pilates: ‘respirar direito’ no Pilates envolve respirar completamente em um tórax em expansão e expandir lateralmente a caixa torácica (em vez de respirar superficialmente com o osso esterno muito alto). Esta é a respiração “torácica”, em vez da respiração “abdominal”, como no Pilates os músculos abdominais centrais são frequentemente contraídos, mantendo a estabilidade e a força centrais do corpo. O ritmo da respiração flui naturalmente e você se prepara para mover a inspiração e fazer o movimento na expiração.

Movimentos fluidos

“A obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã, plenamente capaz de executar naturalmente, fácil e satisfatoriamente nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo e prazeres espontâneos.” Joseph Pilates definiu a aptidão física.

Cada movimento no Pilates deve ser sem pressa, controlado por concentração relaxada e sem tensão excessiva ou qualquer solavanco. Fluindo suavemente, permitindo que o corpo relaxe em movimento, liberando emoções presas ao longo do caminho e redescobrindo a sensação de uma gama mais ampla de possibilidades cinestésicas do corpo. Abrindo suavemente para uma sensação descontraída de liberdade espontânea.

Centreing

Joseph Pilates chamou os músculos abdominais de “cinto de força”. Eles cruzam o tronco em camadas e formam proteção natural para a coluna e órgãos internos. (No Tai Chi também o centro está no ‘dan-tien’ – logo abaixo do umbigo, no centro de gravidade do corpo). ‘Centrar’ envolve focalizar a atenção nos abdominais inferiores, no umbigo e abaixo e atraí-los para cima e para dentro. , para a espinha. Este é o ponto de partida para a maioria dos exercícios de Pilates, despertando os músculos posturais centrais antes de qualquer movimento externo.

Energia

A resistência aumenta com a prática, à medida que os exercícios se tornam mais familiares ao corpo e à mente, aumenta lentamente a resistência, os músculos posturais centrais tornam-se especialmente mais fortes e os movimentos que antes pareciam cansativos e difíceis pareceriam fáceis. A atitude de equilibrar relaxamento com esforço e concentração no Pilates também pode se espalhar, dando-lhe mais resistência em outros aspectos da sua vida.

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